Alinhados com o mesmo propósito de fomento à leitura, O Clube do Leitor conta agora com a parceria do LeR, startup, cujo nome é um acrônimo para “Livros e Rostos”, a qual apoia o Catálogo desenvolvido com indicação de dezenas de autores e está sendo distribuído online e impresso para várias instituições de ensino.
O LeR é uma startup de tecnologia que atua em duas frentes:
A primeira, como rede social de compartilhamento de livros, já acumula mais de 7 mil usuários. Eles se cadastram na plataforma, cadastram livros que possuem e tem condições de doar e emprestar, ao mesmo tempo em que podem buscar livros de outros usuários ou bibliotecas, criando conexões e novas amizades através da leitura. Além disso, o LeR conta com mais de 100 mil títulos digitais livres de direitos autorais (de domínio público) em várias categorias, desde infantojuvenis, até acadêmicos, com teses de mestrado, doutorado, entre outros.
Nesta frente o LeR já havia formado uma primeira parceria onde o Clube do Leitor foi a ponte para seus autores terem uma projeção nacional com seus livros em destaque no aplicativo, bem como ampla divulgação nas redes sociais. Nos últimos meses, mais de 20 autores do Clube do Leitor tiveram suas obras divulgadas pelo LeR. O apoio no novo Catálogo consolida a parceria ao mesmo tempo que leva a mensagem do LeR para milhares de consumidores do Catálogo.
A segunda frente que o LeR atua é na gestão de ensino: foi desenvolvida uma plataforma para instituições, desde escolas até universidades, transformarem a forma em que elas se relacionam com seus alunos, pais e comunidade. O aplicativo se transforma para assumir a identidade visual da instituição, que ainda ganha todo o acervo do aplicativo e um sistema que gerencia a logística de títulos físicos e digitais de suas unidades e plataformas digitais, tudo num só lugar. Também permite que professores insiram seus materiais de estudo, provas e notas na plataforma e que seus alunos possam interagir junto com os professores, fazendo com que todo o ciclo de uma atividade pedagógica possa ser feita dentro do LeR, incluindo fóruns de discussão com as turmas.
Todas essas atividades vêm com geração de relatórios de índices de desenvolvimento dos alunos, ranking de conteúdos mais buscados, bem avaliados, comentados, juntamente com usuários mais ativos, dentre alunos e professores. Além disso, ainda há o painel de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o qual mostra para cada arquivo digital consumido ao invés de impresso, o quando a instituição economizou em dinheiro equivalente a papel, tinta e logística, além de economia de insumos e árvores preservadas.
Finalmente, o LeR acaba de lançar um controle inédito de entrada e saída de alunos que pode dispensar o uso de periféricos caros como catracas eletrônicas, leitores de retina, numa tecnologia e processos inovadores, bem como utiliza dessa mesma tecnologia para uma comunicação sistematizada e direta com os pais sem necessariamente precisar saber dados de contato adicionais.
O Catálogo do Clube do Leitor tem a previsão para chegar a dezenas de escolas, as quais também vão poder conhecer um pouco mais da atuação do LeR que já transformou a vida de mais de mil famílias nas escolas onde está implantada e vem crescendo cada vez mais o seu número de usuários.