O homem de vidro
Américo Venâncio Lopes Machado Filho
Editora Uiclap / julho, 2025
O Homem de Vidro é uma novela medieval de narrativa fantástica, em que se combinam elementos históricos, místicos e filosóficos para criar uma obra de literatura rica e multifacetada.
Baseada em narrativas extraídas de textos medievais portugueses raros e apropriando-se de estruturas do português arcaico, a obra reinterpreta temas como fé, moralidade, sacrifício e autoconhecimento, em um contexto de ficção histórica, e engendra uma proposta de reflexão profunda a partir da reinterpretação de mitos, tradições religiosas e dilemas éticos e pessoais.
A obra segue uma narrativa episódica, dividida em dez capítulos, que exploram a misteriosa e perigosa jornada de um peregrino em busca de significado e compreensão da condição humana. A progressão da história é marcada por encontros significativos, eventos misteriosos e introspecções filosóficas, que permitem uma exploração detalhada de cada evento e das complexas reflexões do narrador sob a cadência de um ritmo inusitadamente difuso, que incentiva a contemplação por intermédio de uma linguagem inovadora e uma contextualização histórica densa, permitindo a composição de uma trama fantástica e surpreendente.