Da curiosidade à elaboração de sentidos
Edimara Fernandes Vieira
 

Editora Appris  / outubro, 2023


Este livro é fruto direto de uma jornada trilhada pelo âmbito da aprendizagem da docência, a qual deu corpo a uma prática social marcada por múltiplas interações, internalizações, apreensões e significações. Para desenvolver este livro, o autor se aproximou do contexto formativo, para estruturar ações de inserção das histórias em quadrinhos nesse espaço formativo e tomar contato com interações e interpretação tecidas por esses sujeitos com e sobre esse elemento em meio a esse espaço sistematizado de aprendizagem. Dessa maneira, se deparou com a questão de investigação, a qual se consolidou por conta da necessidade de dar ênfase às relações que poderiam se estabelecer entre os aprendentes e as histórias em quadrinhos, a qual adquiriu a seguinte configuração: quais são os sentidos que os aprendentes da docência em Física tecem para as Histórias em Quadrinhos direcionadas ao ensino em disciplinas formativas? À vista disso, é preciso destacar que o arquétipo teórico deste livro se insere na perspectiva histórico-cultural de Vigotski, posto que a ênfase principal está na busca dos sentidos que os aprendentes da docência atribuem para as histórias em quadrinhos. E na leitura de mundo humanista de Paulo Freire, por essa razão, pode-se observar que, ao longo do texto, todas as ações investigativas relatadas estruturam-se sobre os constructos como a natureza da curiosidade e a interpretação dos aprendentes como intelectuais transformadores.

Site da editora