O Ser Saudável
Fernanda Santoro
Editora Publicação independente / maio, 2025
Saúde é vitalidade. E vitalidade é a manifestação pura da vida. É preciso estar saudável para poder acessar as inúmeras possibilidades da vida, como o lazer, os afetos, a carreira, a exploração cultural, a prática esportiva, dentre outras. O “ser” presente no título remete ao verbo, enquanto ação transformadora, e também ao substantivo, enquanto unidade existencial de vida.
A saúde do nosso corpo e mente se conecta com tudo que nos circunda, absolutamente tudo. Assim, os enigmas que ainda afetam nosso corpo e nossa mente representam um vasto terreno a ser explorado. Para isso, precisamos dispor das ferramentas e tecnologias adequadas, além de uma visão sistêmica e capaz de ultrapassar a camada básica de nossa compreensão.
Nunca como na atualidade a saúde foi tão discutida. A abordagem de suas pautas, finalmente, se modernizou. Mais que isso, os diversos saberes estão sendo combinados para produzir um entendimento mais completo sobre os fenômenos que influenciam em nosso bem-estar. Se, na natureza, tudo está conectado, então, por que na vida humana deveria ser diferente?
Que sejamos sempre capazes de compreender que nossa felicidade e nosso bem-estar (físico e emocional) carregam muito mais elementos do que podemos admitir. Logo, é essencial que a busca pelas nossas realizações incorpore, sempre e cada vez mais, uma força de vontade em entender os processos e eventos que compõem o tecido vivo de nossa história.