Sombras
Lenir Córdova (conheça)
Editora Paço Editorial / março, 2024
Este ensaio fala sobre um dos maiores obstáculos que as pessoas enfrentam para ter uma existência no mínimo razoável: a Sombra. Resultado dos equívocos, deslizes, falta de ética e ignorância dos antepassados das famílias que se projetam no tempo e espaço sob forma de tendências comportamentais e que os descendentes manifestam sem saber a origem. Ela também é conhecida com hereditariedade, maldição de família ou ainda aquela frase fácil “é de família, o que posso fazer”.
Enquanto estiver sob o efeito da sombra o indivíduo só repete a historia familiar, pois ignorante da ação da sombra ele não consegue viver sua própria história sendo desviado pela mesma do seu caminho original. Esta é a razão da humanidade demorar tanto para evoluir, pois poucos conseguem romper esta barreira e se individuar. Uma vez individuado, ou seja, uma vez dono de seu destino e sem a sombra consegue fazer suas escolhas a partir de si. Por isto é importante identificar o que é seu e o que herdou.
Somente assim será possível transcender a condição humana. A vida tem suas leis e ritmo e não permite desvios nem atalhos.
É preciso corrigir os desvios e sair dos atalhos para que a vida favoreça esta grande jornada que chamada condição humana.