Xô, Raiva! de Antônio Roque Júnior e Neila Brasil Bruno é um livro espirituoso, profundo e esclarecedor. Traz lições sinceras sobre os efeitos, as emoções e os novos comportamentos das famílias e crianças durante a pandemia ainda em curso, principalmente nos períodos mais agudos de quarentena.
Publicado pela Canal6 Editora, com belas ilustrações de Jacquie Lima, o livro infantil conscientiza sobre as emoções, o autorreconhecimento dos próprios sentimentos, valores familiares e a apoio fundamental dos pais nos momentos mais intensos de crise quase existencial, principalmente, das crianças, no decorrer da pandemia.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Ao longo do livro, os autores impõem um ritmo de leitura e escrita leve, sutil e bastante claro. Trazem conceitos menos burocráticos sobre inteligência emocional e levam luz à consciência em toda a narrativa. Também demonstram os traços e padrões de comportamentos observados durante a crise do coronavírus nos lares, em meio às famílias e aos próprios filhos.
Por conta da reclusão e do confinamento obrigatório, muitas crianças e jovens sentiram uma forte pressão emocional diferente e isso afetou, conforme se observa claramente na pequena, mas profunda obra, mudanças comportamentais e muitas emoções confusas, entre as crianças.
Com isso, indica a história, os sentimentos se misturavam, a irritação e a raiva floresceram em jardins suspensos na mente e no coração, sobretudo das crianças, proibidas de brincar fora de casa, nas ruas, de encontrar os amigos ou frequentarem as escolas, em decorrência do confinamento e dos períodos de quarentena no Brasil e no mundo.
NARRATIVA ILUSTRATIVA
Em apenas 28 páginas, com várias ilustrações coloridas, explicações e uma narrativa transparente, Xô, Raiva! consegue interpretar o momento da humanidade, trazer todo contexto da pandemia, demonstrar a mudança comportamental e ainda indicar a importância do apoio dos pais, dos valores familiares e a necessidade de olhar com verdade as emoções.
Ao mesmo tempo, os autores foram precisos quando indicam, em diálogos claros e objetivos, o caminho para contrapor emoções como tristeza, falta, raiva, culpa, medo ou julgamento, ao desenvolver, dentro de si, especialmente, a qualidade da paciência.
Afinal, todos esses sentimentos, em algum nível, criaram uma amálgama ou composição nefasta para a vida das pessoas, principalmente, das crianças, com suas fases cognitivas ainda em formação ou expansão.
DIÁLOGO FAMILIAR
Neste sentido, Antônio Roque e Neila Bruno apontam, em diálogos assertivos, a importância do diálogo familiar, o esclarecimento do momento da história, o desejo por esperança em dias melhores, a importância do atributo da paciência, a necessidade de regras específicas e organização em casa e também o verdadeiro sabor da celebração, nas pequenas, mas grandes conquistas diárias.
Xô, Raiva! é um livro infantil indicado também para pais, professores e escolas, com valores humanos profundos, sentido de pertencimento e acolhimento emocional em destaque na escrita, independentemente de pandemia, de ‘monstrengos’, vírus ou situações complicadoras na vida das crianças, de filhos e nas famílias.
SERVIÇOS
Livro: Xô, Raiva!
Autores: Antonio Roque Junior e Neila Brasil Bruno
Ilustração: Jacquie Lima
Publicação: Canal6 Editora