Livro
Formação Docente Numa Perspectiva Inclusiva…

Ficha Técnica

Título: Formação Docente Numa Perspectiva Inclusiva: Memórias de um pai educador
Autor: Artur Mendonça
Editora: Independente

Instagram      Youtube      email: ajbmendonca@gmail.com 

As experiências trazidas, por Artur Mendonça, no livro Formação Docente Numa Perspectiva Inclusiva: Memórias de um pai educador, mostram um caminho propositivo, claro e transformador sobre os modelos de educação inclusiva de pessoas com deficiência para a formação de docentes e multiplicadores no Brasil. 

Mendonça espelha, nesta obra de valor categórico e auto experencial, a prática como docente na formação de professores em educação inclusiva com ênfase em deficiência visual e a vivência como pai de Marília, cega congênita, com diagnóstico de retinopatia da prematuridade.

Fusão prática

Esta fusão laboral, de sala de aula no ensino de professores sobre concepções, políticas públicas e práticas pedagógicas inovadoras para educação inclusiva, mais o aprendizado valioso da vida pessoal, dotado como um verdadeiro instrumento de luta e trabalho na área de deficiência visual autoriza Mendonça ao conteúdo didático deste livro e também validam as experiências adquiridas e postas em prática nos cursos e formações aplicadas pelo autor brasileiro. 

Nesta importante obra para compreensão dos melhores modelos de educação inclusiva, com resultados práticos e pragmáticos obtidos pelo autor, Artur Mendonça compartilha detalhes, recursos implantados e a experiência como docente na formação de professores no curso de aperfeiçoamento “Educação especial inclusiva com ênfase em deficiência visual: concepções, políticas públicas e práticas pedagógicas”, ofertado pela Universidade Federal da Paraíba, no período de dezembro de 2021 a junho de 2022.

Conceitos práticos

Artur Mendonça, amparado por conceitos de Paulo Freire, consegue, ao final das práticas em sala de aula com docentes, trazer ainda resultados importantes para a configuração de novos modelos práticos e bem sucedidos sobre educação inclusiva, atendimento personalizado e de atenção qualificada ao perfil de cada aluno, neste caso professores, com a oferta de ferramentas inéditas e funcionais para atendimento em sala de aula. 

Os resultados trazem, certamente, panoramas importantes com a utilização de metodologias concretas, percepção e eliminação de barreiras, desenvolvimento de autonomia e independência docente.

Prática assistiva 

Uma das práticas descobertas e aprovadas, por exemplo, remete à adoção de materiais adaptados, tecnologia assistiva e atividades de orientação e mobilidade dentro de sala de aula.

Esta prática, de acordo com as constatações de Artur Mendonça, facilita a compreensão do aprendizado aos alunos com deficiência visual. 

“Essas metodologias concretas foram essenciais para superar as barreiras de aprendizagem e promover uma participação mais efetiva desses alunos no ambiente educacional”, descreve o autor Artur Mendonça, em um trecho importante do livro Formação Docente Numa Perspectiva Inclusiva: Memórias de um pai educador.

Uma nova percepção

Uma das premissas mais valiosas e em destaque na obra se refere ainda à nova percepção dos professores depois das práticas inclusivas e dos modelos facilitadores indicados por Artur Mendonça, durante a formação docente. 

Segundo o autor, “eles (alunos, no caso, os professores) adquiriram uma consciência mais ampla das dificuldades enfrentadas por esses alunos e identificaram as barreiras existentes tanto no conteúdo ministrado como na infraestrutura da escola”. 

Eliminando barreiras

Assim, a partir dessa nova compreensão da realidade prática em sala de aula, os docentes/alunos apresentaram, em reposta durante a formação aplicada por Artur Mendonça, propostas e ações concretas para eliminar as barreiras, como a adaptação de materiais didáticos, a promoção de acessibilidade e sensibilização da comunidade escolar, esta última com o intuito de eliminar as barreiras atitudinais.

A obra socioeducativa Formação Docente Numa Perspectiva Inclusiva: Memórias de um pai educador mostra um novo horizonte e a perspectiva de evolução para a educação inclusiva em sala de aula. 

Também apresenta inovações aos educadores e uma nova consciência sobre a necessidade de qualificação contínua e o despertar de sensibilidade com métodos educacionais mais humanizados e facilitadores. 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *