Em Turismo, do Mal Entendido ao Bem Sucedido, o expert na área Paulo Veiga, com um know-how de mais de 30 anos em turismo, hotelaria e administração de empresas, traz um panorama consistente da indústria em maior expansão no mundo, em termos financeiros, sustentabilidade, desenvolvimento profissional, em recursos humanos e engajamento social: o turismo.
Apoiado em argumentos sólidos, números e estatísticas, em teoria e cases de sucesso, o autor descreve, com plena coerência histórica e visão de futuro, a linha do tempo do turismo no Brasil e no mundo, a evolução do segmento, as novas perspectivas, soluções originais e inovadoras para o crescimento do setor.
Narrativa precisa
A narrativa de Paulo Veiga é bastante assertiva, verdadeira e sincera com os leitores, acadêmicos, guias de turismo e profissionais envolvidos na área, ao indicar a importância de preceitos essenciais e necessários para o pleno desenvolvimento do turismo.
Estas premissas, sustentadas pela prática do autor, projetos paralelos idealizados na área e uma análise profunda dos avanços e nuances nas últimas três décadas, apontam para a necessidade de melhora dos serviços, qualificação contínua dos profissionais, o diagnóstico de empreendimentos, o georreferenciamento ou glocalização para aplicabilidade no turismo, nos pontos turísticos potenciais nas cidades, estados ou países.
Descritivo de oportunidades
O descritivo de Paulo Veiga também destrincha as funções, possibilidades e oportunidades na área do turismo e da hotelaria, estabelece os pontos de intersecção deste poderoso e ainda não totalmente explorado ecossistema econômico, sustentável e ambiental, principalmente nas cidades.
O livro Em Turismo, do Mal Entendido ao Bem Sucedido também confere a profusão de ações necessárias para a operação produtiva do turismo, dos profissionais, agentes, guias, acadêmicos e futuros empreendedores da área: conhecimento, competência e criatividade.
Fusão de valores
A fusão destes elementos, na visão de Paulo Veiga, eleva e fortalece o segmento, promove novas oportunidades no setor, estimula a própria cadeia com novos sistemas de geração de emprego, recursos e atrativos nos municípios, abre a visão global para o futuro e promove a chamada visão fragmenta com os potenciais de cada região.
Tudo parece mesmo implicado, há uma associação de fatores e condicionantes, para potencializar o turismo, os receptivos, os operadores da área e os futuros profissionais.
Conforme menciona Paulo Veiga, em um trecho importante da obra, indicada para profissionais, aos guias de turismo, acadêmicos e interessados em conhecer mais a fundo o significado e as possibilidades deste mercado em plena expansão no mundo:
“O Turismo sempre será um mercado de oportunidades, de acontecimentos inesperados, e também de situações de uma visão extremamente particular. O diferencial está justamente naquele profissional que enxerga com olhos e sensibilidade mais aguçada, que, por si só, pode representar o sucesso de um empreendimento”.
O Autor
Paulo Rogério Batista Veiga é formado em Administração de Empresas, Especialização em Marketing, com vários cursos na área de Recursos Humanos. Foi aceito para pós-graduação em Hostelaria na cidade de Sevilha – Espanha. Seu conhecimento no turismo deve-se à própria experiência vivida ao longo dos últimos trinta anos.